Sexta-feira, 16 de Outubro de 2009

E agora, que acabaram as eleições...

 Segui atentamente o longo período eleitoral. Ouvi os discursos, ponderei os comentários, avaliei as sondagens. Os resultados parecem-me razoáveis.

Aliás, uma das razões porque acredito na democracia é porque vejo os eleitores escolherem sistematicamente segundo uma lógica de interesse colectivo. Como se o somatório de todos os votantes fosse uma personalidade um pouco temperamental, é certo, mas perfeitamente pertinente.

As explicações posteriores (porque é que ganhou este e perdeu aquele) parecem-me muito convolutas, porque na verdade é muito simples e faz todo o sentido.

Vejamos:

Nas europeias essa personalidade colectiva, somatório de todos nós, pensou o seguinte: (a) Sócrates tem uma política que, em termos gerais está correcta, isto é, no bom sentido; (b) Sócrates tornou-se demasiadamente arrogante, fez uma série de disparates e tem sérias questões de carácter; (c) o resultado concreto da eleição não faz a mínima diferença, uma vez que os nossos representantes em Bruxelas não têm qualquer poder real.

Assim sendo, aqui está uma boa oportunidade de lhe mostrar um cartão amarelo e pregar-lhe um bom susto.

Um outro factor, importante mas não determinante, foi a escolha dos candidatos. Vital Moreira é um totó completamente inepto, desfasado da realidade, enquanto Paulo Rangel é um tipo novo, cheio de energia e focado nas questões.

Portanto, o resultado da eleição foi uma derrota substancial do PS, mostrando-lhe que precisa de mudar de atitude, e uma vitória do PSD, que precisa de alento para se tornar uma oposição credível — tudo isto sem mudar as políticas actuais, que têm aguentado a crise e poderão eventualmente tirar-nos do buraco.

Entre as europeias e as legislativas, Sócrates fez uma tentativa caricata de mudar de atitude — ninguém acreditou numa mudança real, mas viu que ele estava disposto a tentar, o que pode ser o suficiente.

Assim, nas legislativas a tal personalidade colectiva deu a Sócrates a possibilidade de continuar com as suas políticas, mas com a obrigação de mudar de atitude. Mais atento aos efeitos colaterais, menos triunfalista. “Vais governar, mas vais ter de moderar a tua arrogância. E pensar duas vezes antes de fazer o que quer que seja.”

Também nestas eleições houve um segundo factor, idêntico ao das europeias, mas no sentido contrário: Ferreira Leite mostrou-se completamente desastrada e desfasada da realidade, enquanto a campanha de Sócrates foi eficiente e competente.

E assim, estamos como queríamos, dentro das possibilidades que nos foram apresentadas: continuidade e estabilidade das políticas que parecem boas (mais ou menos erros e disparates), mas com um controle maior dos exageros de forma e conteúdo. Vamos experimentar a democracia parlamentar a sério, ou seja, que precisa de constantes negociações e consensos. Porque não? Se o sistema de maioria absoluta provou ter problemas graves, toca a tentar a outra hipótese.

Então e os outros partidos? Bem, a personalidade colectiva não quer fazer experiências demasiado radicais, à esquerda ou à direita. As coisas já são más como estão. Nada de arriscar soluções que podem não funcionar e vão fazer perder um tempo e dinheiro preciosos. Mas é bom que esses partidos tenham força, para o equilíbrio geral. Portanto toca de lhes dar votos suficientes para que vivam e incomodem.

Finalmente, as autárquicas. Aqui a lógica é completamente diferente. O que queremos é uma boa gestão da nossa cidade. A ideologia não é tão importante; seja de esquerda ou de direita, a autarquia não pode mudar fundamentalmente as regras do jogo e o que tem de fazer é gerir bem. Votamos nas pessoas. (Isto está empiricamente provado, com os autarcas que mudam de partido ou passam a independentes e continuam com a mesma votação.)

A utilidade do autarca é de tal maneira importante que votamos nele mesmo que seja um aldrabão ou um corrupto. O que interessa é que faça bem. (Por isso Isaltino ganhou. Fátima perdeu porque no último mandato passou mais tempo a tratar dos seus problemas judiciais, pagos com dinheiro público, do que a gerir Felgueiras.)

No caso de Lisboa, é evidente. Santana Lopes estourou com os cofres municipais e fez um túnel (mais sete piscinas que estão fechadas porque não se previu a manutenção). Gastou dois milhões de euros no projecto para o Parque Mayer que nunca arrancou. Fez uma negociata com o Casino de Lisboa. Finalmente, foi-se embora quando lhe ofereceram um cargo melhor e deixou um tipo ainda mais incompetente e patife no seu lugar. Não há nenhum charme nem conversa que possa contornar estes factos.

Costa fez pouco, mas foi porque teve pouco tempo, e passou-o a endireitar as finanças. Tem um projecto de pequenas obras úteis, que é exactamente o que a cidade precisa.

Não é preciso fazer leituras mais complicadas. Foi isto que se passou. Esta expresso nos fóruns de opinião das televisões, nos comentários aos blogues e notícias dos jornais online.

É interessante como os políticos desprezam a sabedoria popular, quando é evidente que ela existe. Posso não concordar com ela, mas é impossível não lhe reconhecer a existência. O “povinho” está atento e vota segundo os seus interesses. A democracia funciona.

publicado por Perplexo às 08:52
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim


ver perfil

seguir perfil

. 23 seguidores

Veja também:

"Pesquisa Sentimental"

 

 

pesquisar

posts recentes

Concurso de blogues

Voltarei

Silêncio...

Horta e Alorna

A Selecção, minuto a minu...

Cosmopolis

Millôr Fernandes

A maçã chinesa

Transigir ou não transigi...

EDP, o verdadeiro escânda...

arquivos

Janeiro 2013

Julho 2012

Junho 2012

Março 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Janeiro 2008

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Maio 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

subscrever feeds