Domingo, 20 de Fevereiro de 2011

A unha comprida do dedo mindinho

Corria o ano de 2004 (por aí) estava eu a ver o noticiário na televisão e apareceu-me um tipo de blazer e cabelo à pato bravo que quer parecer queque, com a legenda em rodapé: Ministro da Juventude e Desporto. “Deve ter sido futebolista, ou jogador de basquete, ou qualquer coisa assim na área do desporto” pensei eu. Mas aí reparei que o dito senhor tinha a unha do dedo mindinho comprida. E reparei porque ele, ao ser parado por uma repórter, levou a mão à altura do rosto, em ângulo recto, e limpou vigorosamente o ouvido com a unha. “Oh diabo!” pensei, “é mas é pato bravo”.

Porque vou-lhes dizer, nem na altura do PREC, nem quando a classe trabalhadora esteve a uma unha negra do poder, eu tinha visto um ministro limpar o ouvido com a unha comprida do dedo mindinho. Fiquei seriamente preocupado.

Mal sabia eu. O fulano era nem mais nem menos do que Armando Vara, pós-graduado e licenciado (por essa ordem) da nossa praça, subsecretário de secretário, secretário, ministro – um homem com uma carreira política meteórica e um tanto disléxica: afinal de contas, o que é que um funcionário da CGD em Vinhais, Trás-os-Montes, com o 12º ano, sabe de Administração Interna, Juventude, Desporto e Prevenção Rodoviária?

Mas essa escalada de elevador pelas escadas do Poder foi apenas a primeira parte da vida deste fura-vidas. Terminou com um escândalo incómodo, relacionado com uma tal Fundação para a Prevenção da Segurança Rodoviária – mas a simpática e eficiente Justiça portuguesa arquivou o processo por falta de provas.

A segunda parte é a vida Armando António Martins Vara como grande gestor da banca. Pelo menos aí pode dizer-se que estava no seu elemento, pois com certeza que conseguia contar maços de notas com presteza, ajudado por aquela unha do dedo mindinho. Começou na Administração da Caixa Geral de Depósitos, esse poço sem fundo onde caem todos os ex-políticos. E três dias antes de entrar na CGD já era licenciado. Dois anos depois passava a vice-presidente do maior banco português, o Millennium, com pelouros suficientes para meia dúzia de pessoas.

Helás! Salários sumptuosos não lhe tiraram o apetite por dinheiro pequeno. No processo Face Oculta constam de envelopes com 15 mil euros, caixas de robalos e almoços em restaurantes meia leca.

E assim chegamos à terceira parte da vida e obra de Armando António: Presidente do Conselho de Administração da cimenteira Camargo Corrêa África. A ida para Angola podia lembrar um pouco o desterro dos degredados no século XIX, que iam cumprir pena nas colónias com a ideia que as doenças tropicais os matassem. Mas os tempos africanos mudaram, claro. Angola é hoje em dia uma powerhouse de desenvolvimento, a precisar de cimento, muito cimento. No meio da nomenklatura de Luanda, e com os métodos de negócio que lá se praticam, Vara está como um peixe na água.

 

A última vez que ouvi falar de dele foi há poucos dias. Testemunhas e intervenientes concordam que Vara adentrou pelo Centro de Saúde de Alvalade, passou à frente de vinte velhinhos reformados e exigiu da médica um atestado de saúde, depressa porque tinha de apanhar o avião.

Um dos velhinhos, José Francisco Tavares, pai de seis filhos, apresentou queixa contra ele  - coitado, acha que Vara é um cidadão igual aos outros, processável. Conhecendo os modos da Justiça, não me surpreenderia se num ano ou dois o Tavares não visse a reforma penhorada para pagar um processo por difamação.

 

Agora, uma coisa eu já tinha reparado, ao ver Vara dois dias antes, à saída do tribunal onde decerto será declarado inocente por falta de provas: o homem já cortou a unha do dedo mindinho.

Aprendeu. Agora é que ele vai arrasar.

publicado por Perplexo às 23:01
link do post | comentar | favorito
135 comentários:
De Divagante a 22 de Fevereiro de 2011 às 08:42
Custa a acreditar! E rio-me só de imaginar uma cena dessas. Mas para ser sincera, causa-me é um certo asco, que está de acordo com todas as outras acções do senhor em causa. Falta-lhe elegância e bom senso.
De Paulo. a 23 de Fevereiro de 2011 às 00:51
E as calças lewis "marteladas" que vendia em Bragança? Vão lá e perguntem.
De Luke a 23 de Fevereiro de 2011 às 02:55

Dir-lhe-ei mais minha cara, ao Armandinho falta-lhe é HONESTIDADE e VERGONHA na cara assim como a muitos outros CHULOS e VIGARISTAS que pululam neste miserável país à beira-mar plantado.

Enquanto houver contribuintes honestos e trabalhadores que vão alimentando estes ASNOS, este país não sai da cepa torta mas, por incrível que possa parecer, a populaça gosta destes FANTOCHES porque senão já tinha corrido TODOS eles a pontapé.

Faz-nos falta uma Maria da Fonte ou uma Padeira de Aljubarrota para limpar esta ESCULMALHA toda.
De csd a 23 de Fevereiro de 2011 às 09:19
Venha ela!
De fernanda maria a 23 de Fevereiro de 2011 às 09:58
E você não faz parte da populaça? É também das hostes? Você porque não faz como a Maria da Fonte ou Padeira de Aljubarrota? Se calhar até foi votar neles e agora quer que os outros cidadãos os tirem de lá. Avance você com a rebelião e os outros irão todos atrás, ou quer ficar sentado a ver? Pois ... bem me parecia.
De Jairsinho a 23 de Fevereiro de 2011 às 10:16
esta não é genuína.....
De Susana Félix a 23 de Fevereiro de 2011 às 23:24
Deve ser só mais um(a) assessor(a) de imprensa contratado para limpar a imagem do dito senhor "eng"
De Carlos a 23 de Fevereiro de 2011 às 11:45
Ora aqui está uma grande defensora dos "interesses" do partido...é triste mas é esta a realidade do povinho deste Portugal....
De merdasqueincomodam a 23 de Fevereiro de 2011 às 12:15
Oh Fernanda Maria...! Dá para desconfiar que "vósmicê" já foi "coçada" pela unhaca do dito, tal é o seu fervor na defesa do BANDALHO...!!! Caro Luke... Já somos dois... Vamos ver se a Fernandinha também acaba por alinhar connosco, e esquece o "Mandinho da unhaca"...!!!
De Divagante a 23 de Fevereiro de 2011 às 11:54
Por acaso, por vezes até penso que sim, pois não entendo a passividade que se instalou. Será que não existem lideres nesta nova geração que consigam liderar o que for preciso para se sair deste marasmo?
De Falamansa a 23 de Fevereiro de 2011 às 12:31
A populaça é, normalmente, muito cordata, por ignorância e subserviência, mas então e os outros elementos da nação?
Os outros dirigentes, os juízes, os professores, os altos magistrados da nação, não tinham obrigação de ser aquilo que a populaça não consegue ser?
Seremos todos cegos?
(ceguinho é o que não quer ver!)
De Anónimo a 23 de Fevereiro de 2011 às 17:40
accho que pode começar pelo Luke....não lhe parece que dar só ideias cheira a muito pouco...como diz a nossa amiga...corra que vão todoa atrás!!!!
De fogequetagarro a 24 de Fevereiro de 2011 às 00:02
Estão vocês convencidos que uma só padeira ajudaria a resolver o nosso assunto? Bom... Saltemos à vara... o que quer dizer que deixemos isto por falta de provas.
Porque é que os Filipes foram corridos em 1640? Sabem qual foi o resultado? Os combustíveis muito mais baratos e agora surgem medicamentos não comparticipados com menos 50% em média.Isto é que vai uma crise.... Será que quem nos (des)governa sabe fazer contas? Estou a brincar...."sou português dos quatro costados". Viva NunÁlvares Pereira.
De Guilherme a 23 de Fevereiro de 2011 às 10:59
Sr. Lilo.
Desculpe, mas eu sempre fuí votar, mas não votei "neles", sabe porquê? Para quem não saiba, o voto tanto pode ser secreto como à vista, e para que não haja "confusões" voto à vista de todos os presentes, o meu voto é BRANCO, sabe o que quer dizer o voto em branco, é que não confio em nenhum dos políticos, sejam de que partido, e segundo a "nossa" Constituição, se houver uma maioria de votos Brancos, terá que haver novas eleições, em que os partidos terão que apresentar outros nomes, e esta é uma maneira de "eles" ficarem a saber que o povo é que defato manda. Repare que nenhum Partido, mesmo os pequenos, não estão interessados em perder a "mama", fez-se a Petição Pública para baixar os Deputados de 230 para 150, (Em que eu assinei) mas logo os "pequenos" disseram que não, que ficavam em desvantagem, como, cada Partido ficaria com menos 35% de deputados, e lógicamente quem mais tem, com menos fica, mas o Estado que somos nós ficávamos com mais $$$...
Diga aos seus amigos, família e a todos os Portugueses, que nas próximas eleições, vão todos votar, que não fiquem em casa, que vão votar, mas que votem em branco, não confiem no que "eles" políticos vos prometem, pois o que eles dizem que fazem, é o que não fazem, ou seja: só a farão para eles. Viva Portugal, Viva a Democracia Séria.

De Carlos a 23 de Fevereiro de 2011 às 11:54
Ora aqui está uma maneira inteligente de rebelião..VOTAR EM BRANCO!VOTAR EM BRANCO VOTAR EM BRANCO VOTAR EM BRANCO...vamo-nos a ELES PORTUGUESES ...acabemos com esta pouca vergonha duma vez por todas..tenhamos vergonha...no Egipto revoltaram-se contra uma tirania de 40 anos com pedras e sapatos...o POVO...contra o exercito e a policia...!!!!
De Lilo a 23 de Fevereiro de 2011 às 14:01
Obrigado pela sua resposta. Mas sabe, eu também votei em branco... Portanto não posso concordar mais consigo.
Melhores cumprimentos.
De euquesouburro a 23 de Fevereiro de 2011 às 14:54
Ora sr . Guilherme, então acha que votar em branco resolve alguma coisa ? . Façam o favor de não votar, mas todos os portugueses. Votar nesta situação é o mesmo que concordar com tudo o que se está a passar, porque são todos iguais. Olhem para a Assembleia da república. Os rapazes que estão lá a fazer de conta que nos representam estão só a ganhar o deles com todas as alcavalas. Começaram nas juves partidárias" a garantir os seus actuais lugares, nada fizeram de útil na vida no entanto é ouvi-los votar faladura ", até lhe batem palmas ...
De jurista a 23 de Fevereiro de 2011 às 16:10
Essa "história" de os votos brancos em maioria obrigarem a nova votação, só existe no brasil. Em portugal isso não existe.
De Gui A. Coutinho a 23 de Fevereiro de 2011 às 18:13
É frequente receber mails a recomendar o voto em branco. Nunca li qualquer referência a este assunto na nossa constituição, mas as pessoas continuam a insistir neste assunto. O Sr. foi a primeira pessoa que referiu o Brasil e me fez compreender a razão de ser desta proposta sem sentido. Obrigado
De Jorge Mendonça a 23 de Fevereiro de 2011 às 12:42
Por aquilo que o Vara fez no Centro de Saude, não deveria ser ele a ser julgado, mas sim, a médica e os funcionarios que permitiram tal ultrapassagem . Aqui há dois anos fui ao meu Centro de Saude, pedir um atestado para revalidar a carta, estive lá das 11 da manhã, até aos 17 da tarde e nessa altura mandaram-me embora porque os computadores estavam avariados há tres dias.Vim embora e fui a um médico particular, pagando, é claro, porque eu não sou socialista, não sou político nem me cha,mo Vara.
De Amarelinha a 22 de Fevereiro de 2011 às 23:18
Gosto especialmente de "acha que Vara é um cidadão igual aos outros, processável".
Enquanto não soubermos fazer essa distinção na sociedade vamos andar sempre a brincar aos tribunais, o que é uma chatice... Fazia-se uma lista pública, colocava-se na internet e antes de processar alguém consultava-se a dita lista e evita-se todo o trabalho que os processoa envolvem....
De T.F.G.F. a 23 de Fevereiro de 2011 às 16:04
Ora aí está uma solução que faz, de certeza, baixar o défice das contas públicas!!! Ora, tendo em conta as vezes que estes "senhores do país" vão à barra dos tribunais e saem sem qualquer tipo de castigo, escusavam-se os milhões gastos nestes julgamentos já que sabemos que acaba tudo arquivado por falta de provas ou provas inconclusivas.
Que Deus tenha pena de nós... neste momento somos um povo sem qualquer tipo de energia para lutar contra estas cabalas politicas que nos governam...
De Jaime Ferreira a 22 de Fevereiro de 2011 às 23:34
Obrigado, por este deliciosos momentos de leitura. Cumprimentos.
De Jorge Soares a 22 de Fevereiro de 2011 às 23:42
É só mais um do bando de patos bravos que tomou de assalto o poder... este para além de pato bravo, é de uma falta de vergonha de bradar aos céus.

Belo post.

Jorge Soares
De carlos a 22 de Fevereiro de 2011 às 23:47
Este é sem duvida o melhor retrato escrito desta obscura personagem.... Assim vai este pais...
De Joaquim Alcaravela a 22 de Fevereiro de 2011 às 23:50
Estava na Administração Interna este senhor Vara quando num Verão em Vila de Rei ardia o pinhal, disse:..é apenas mato... desvalorizando o que estava a acontecer . Arderam dessa vez milhares de hectares de pinhal. Não tem vergonha, nem responsabilidade.
De porco bravo a 23 de Fevereiro de 2011 às 00:05
nós gozamos, mas quem se ri são os patos-bravos.
para quando a abertura à caça? mas com chumbo grosso...
De merdasqueincomodam a 23 de Fevereiro de 2011 às 12:24
É o que está a faltar... Chumbo grosso no rabiosque desta cambada de mamões... E este mamão que aqui está a ser falado, já tem o terreno preparado em Angola, para o caso de, por milagre, vir a ser condenado, poder viver por lá desafogadamente e em segurança... Como fez o amigo do Aníbal, O Dias Loureiro, que foi para Cabo Verde tratar dos negócios dos amigos, um SPA de luxo, construído com o dinheiro roubado aos portugueses nos negócios do BPN e afins, que todos estamos a pagar... Chumbo neles, car........!!!!!
De oliveira a 23 de Fevereiro de 2011 às 16:11
O chumbo já está no "AR". A manif já vai para a rua...
No local verei quem vai na frente.
Porque, disto, os resposéveis são os JUIZES; os culpados são os IRRESPONSÁVEIS (politicos).
Mas os vencedores serão os de CIMA. armindo oliveira
De BANZÉ a 23 de Fevereiro de 2011 às 00:27
Delicioso comentário !... Toda a gente conhece factos idênticos , deste "impostor" e de outros quejandos similares... mas valerá a pena denunciar algo, neste território "à beira mar plantado" ? Desgastamo-nos a apontar estas evidencias, consumimo-nos a clamar justiça, revoltamo-nos contra o poder "canalha", mas fará sentido esta luta contra os "moinhos de vento" ?
Quem elege esta malha politica que nos governa ? Dois milhões e duzentos mil, reelegeram o marido da 1ª Dama, reconhecidos pelo passado brilhante dos Tabus e Incertezas, nas próximas irão outros eleger o Líder da JSD, para salvar a Nau Catrineta , feito timoneiro...! É triste trabalhar há trinta e cinco anos e ter no horizonte somente o espectro da "porca miséria"
desta terra, que nos fez permanecer aqui, na esperança que isto seria um PAÍS...!!! Não quero invocar o passado mais longinquo , mas aquilo que foram as esperanças de quem fez vinte anos no 25abril74 , vê cairem por terra muitos sonhos... lindos !!! Ingénuos ?
De Um cidadão como os outros a 23 de Fevereiro de 2011 às 11:19
O drama da "revolução" é que foi engendrada por oficiais oportunistas, (eu estive em contacto com alguns deles e conheço alguns dos fundamentos) que se aliaram aos comunistas e socialistas que todos conhecem bem e que convenceram o povo de que a democracia é que era bom para o pais. Mas há 2 factores que provam que não é bem assim, um é a "cartelização" do sistema politico em que os partidos se apoderaram do poder e o partilham à vez, ironicamente, eleitos democraticamente pelo povo e a outra é a ilusão que o cidadão tem de que é representado nos órgãos do poder e, porque ninguém quer ser rotulado de antidemocrático ou fascista, não faz nada e fica à espera que aqueles em quem votou sejam íntegros e façam o que deve ser feito.
E se não vejamos a ironia da situação, o professor SALAZAR foi "ditador" durante quase 50 anos seria de esperar que tivesse uma fortuna imensa fruto do aproveitamento da sua função e no entanto quando faleceu quase foi necessário fazer um peditório para lhe fazer o enterro, mas os nossos actuais democráticos " governantes passam pelo poder por 8 ou 10 anos e quando saem, para além do que se aproveitaram enquanto lá estiveram, ainda lhes são atribuídas pensões milionárias e privilégios vitalícios, tudo isto a custa do cidadão que trabalha, ou tenta trabalhar, toda a vida para sobreviver e reforma-se com uma pensão de miséria
Penso que a ultima manifestação de existência de espinha dorsal no povo português data de 1640.
O Professor conhecia-nos bem quando dizia "o povo não precisa de pensar, tem cá (no governo) quem pense por ele...", e na realidade ainda hoje não pensa quando deve de pensar e é por isso que somos governados por uma corja de oportunistas.
Acho que esta na altura de fazer o que deve ser feito, acabar de vez com o oportunismo e ter a coragem de acabar com esta "democracia" que apenas serve os interesses de uma minoria que dita regras como se de uma ditadura se tratasse.
De Perplexo a 23 de Fevereiro de 2011 às 12:16
Sr. Cidadão, essa de que o Salazar era bom porque não roubava é muito redutor. Não roubava mas deixava a nomenklatura do Estado Novo roubar, as pessoas passavam fome, não havia Serviço Nacional de Saúde, o analfabetismo era o maior da Europa, a mortalidade infantil brutal... Isto para não mencionar a falta de liberdade completa, a guerra prolongada e as prisões políticas. O balanço não é positivo.
De Um cidadão como os outros a 23 de Fevereiro de 2011 às 14:16
Pena é que o Sr. Preplexo esteja um pouco mal informado. Todos sabemos que nenhum sistema é perfeito e que no tempo do Professor também havia quem se aproveitasse, é verdade. Mas também é verdade que quem quer que fosse que tivesse a infelicidade de ser apanhado, e isso era mais do que certo se desse nas vistas ou fosse denunciado, era mais do que certo que se iria arrepender amargamente nos calabouços da penitenciaria. Quanto ao analfabetismo quer-me parecer que é um fenómeno que ainda hoje existe.
Quanto ao passar fome, não sei, o que eu sei é que no tempo do Professor era proibido aumentar o preço do pão, do leite das batatas e do bacalhau. Quanto ao SNS, é verdade que não existia, mas da forma que existe actualmente para além de ser um sorvedouro de dinheiro do contribuinte em todas as formas possíveis , é mal gerido e altamente ineficaz dai que os benefícios são irrisórios Quanto a liberdade, não sei exactamente a que se refere, isto porque nesse tempo nunca senti falta de liberdade em dizer o que pensava, em me deslocar, em conviver com quem queria, mas se se refere aqueles presos políticos que foram soltos na revolução e que logo após serem libertados se organizaram em bandos, mais conhecidos por PRs qualquer coisa, saquearam os bens dos ditos latifundiários e se constituíram eles mesmos em latifundiários , mas agora com o titulo de cooperativas e delapidaram não só os recursos materiais mas também os naturais e depois abandonaram as explorações ao deus dará , se se refere aqueles que aproveitando a revolução se guindaram ao poder e se têm apegado a ele até hoje, e têm destruído a capacidade de o pais vir algum dia a ser um pais prospero, e se se refere aqueles que nessa altura queriam executar gente no Campo Pequeno, os mesmos que andaram a assaltar bancos no pais e a matar gente, então eu digo o Professor conhecia-os bem, e era na prisão que eles deviam ter ficado.
A guerra é sempre ma seja com quem e quando for, no entanto ela existiu por razões puramente materiais e nem sequer foi da iniciativa dos povos em questão, isso hoje todos sabemos. essa foi, talvez, a principal razão porque essa guerra existiu.
E agora pergunto eu ja fez o balanço do resultado da governação dos ditos democratas que temos tido no governo? Quer-me parecer que ainda é mais negativo do que aquele que me tentou expôr.
Não é dificil de perceber, basta ler jornais, estrangeiros de preferência, e ver um pouco de televisão para perceber o fosso que existe entre o que eles dizem que fazem e o que realmente fazem, ou não. E depois PENSE no assunto.
De oliveira a 23 de Fevereiro de 2011 às 16:34
Pois, não é o 8 nem o 80. São dados muito distantes mas com factualidade q.b. para serem "bem-vindos" a este debate.
Só temos de juntar o contexto da época de cada um e não esquecer que algumas coisas acontecem por eclusão de um qualquer estado-limite. armindo oliveira.
De T.F.G.F. a 23 de Fevereiro de 2011 às 16:16
Ok... nem tanto ao mar nem tanto à terra! Têm os dois um bocadinho de razão cada... não se zanguem!
O que é facto é que os lideres da revolução de Abril, nenhum ficou mal, muito pelo contrario.
Eu de certeza sou bastante mais novo do que os senhores, mas digo-vos uma coisa que é o resumo de tudo isto: Mentalidade dos politicos nacionais: Salve-se quem puder, como puder e não se preocupem com quem vem atrás, porque esse é quem tem de fechar a porta!
De Carlos de Sá a 23 de Fevereiro de 2011 às 17:12
Ó rapaz: não diga o que não sabe! Sabe com que "fortuna" morreu Salgueiro Maia? Ou que bens arrecadou Otelo Saraiva de Carvalho?
A ligeireza das suas afirmações é, infelizmente, corrente. Pouco importa a verdade, o que interessa é mandar uns bitaites. Melhor ficar calado, quando o assunto lhe seja estranho; ou documente-se, que nos dias de hoje é muito fácil.
De T.F.G.F. a 23 de Fevereiro de 2011 às 21:54
Ó Sr. Carlos, não fique arreliado... isto, como diz, são só "bitaites" de um miudo novo que não sabe o que diz...não precisa ficar ofendido...nem ofender!
Temos o defeito de generalizar, mas o que acontece é que o senhor acaba por fazer exactamente o mesmo quando os defente a todos! Será que estou errado na totalidade?
Quer o Sr. Carlos dizer então que não houve rigorosamente oportunismo nenhum de ninguem interveniente no 25 de Abril? Consegue acreditar a 100% no que diz?
Temos de concordar que se não fossem esses homens nós hoje não poderia-mos estar aqui os dois a discutir isto em espaço aberto como estamos, sim, isso é uma verdade, mas a verdade é que toda essa "liberdade repentina" fez com que houvesse excessos que ainda hoje pagamos a factura deles mesmos, como está aqui um exemplo, o cromo do Vara!
Sr. Carlos, desculpe qualquer coisa, sim?
De ribas a 23 de Fevereiro de 2011 às 16:39
Pois é caro comentador
Diga-me se nesse tempo algum trabalhador fora penalizado no seu local de trabalho por ter enviado um e-mail aos colegas, informando da sua indisponibilidade para continuar a trabalhar e demitindo-se de seguida.
Em 1974 tinha o meu registo criminal limpo.
Em 2011, tenho dúvidas, caso 1º-OTribunal acusa-me de um crime- o de ameaças, só porque quis responsabilizar as autoridades do trabalho que não efectuaram;
caso 2º- o tal email que me valeu um ano de inactividade profissional e não só 2200 de pena de multa
E nada mais digo desta dita democracia
De SOLIDO a 23 de Fevereiro de 2011 às 14:44
Caro Cidadão apoio a 100% o seu comentário. Disse para mim grandes verdades , embora sem apoio da maioria que ainda vive na ilusão doutras falacias circulantes. Aqueles que pensam por si e apoiados por informações fidedignas , sabe-se hoje que o 25 de abril germinou numa reinvidicação corporativa dos quadros superiores do exército que estavam a ser tratados ao mesmo nível dos quadros milicianos que eram cada vez mais necessários para a guerra do ultramar. Não ponho em causa o direito de reinvidicaçaõ mas a ideia original não é a mais pura e imparcial.
De Carlos de Sá a 23 de Fevereiro de 2011 às 16:15
Caro cidadão: em África e no Médio Oriente, embora à rasca, ainda há umas ditaduras recomendáveis; porque não vai para lá?
Eu vivi 20 anos sob o fascismo, e lamento muito que imbecis que nem sabem o que dizem se lembrem de branquear a maior barbárie que este país conheceu. Estou farto desta "Democracia", mas não farei, nunca, a apologia de um regime abominável.
De ribas a 23 de Fevereiro de 2011 às 16:45
tinha 18 anos em 1974
hoje tenho 55
Pois é caro comentador
Diga-me se nesse tempo algum trabalhador fora penalizado no seu local de trabalho por ter enviado um e-mail aos colegas, informando da sua indisponibilidade para continuar a trabalhar e demitindo-se de seguida.
Em 1974 tinha o meu registo criminal limpo.
Em 2011, tenho dúvidas, caso 1º-OTribunal acusa-me de um crime- o de ameaças, só porque quis responsabilizar as autoridades do trabalho que não efectuaram;
caso 2º- o tal email que me valeu um ano de inactividade profissional e não só 2200 de pena de multa
E nada mais digo desta dita democracia
De Carlos de Sá a 23 de Fevereiro de 2011 às 17:02
Em 1974 trabalhava eu há oito anos. Dir-lhe-ei que fui vítima de acidente de trabalho gravíssimo, sem que isso desse direito ao que quer que fosse, porque a Lei, os Tribunais e a Inspecção do Trabalho estavam do lado do patrão, que era membro da UN.
Repito: estou farto desta "Democracia", mas jamais tecerei loas à maior barbárie que este país conheceu.
De Um cidadão como os outros a 24 de Fevereiro de 2011 às 14:45
Caro Sr. Sá , nessa altura eu já trabalhava há 9 anos, e no que diz eu sou capaz de lhe reconhecer razão.
No entanto quer-me parecer que no estado em que o sistema esta actualmente, creio bem que era capaz de ter sorte igual.
Eu não teço loas, limito-me a recordar algumas características do Professor, não do sistema de então, que como disse no inicio, não existe nenhum que seja perfeito, assim como alguns factos que estiveram na génese da revolução.
Quanto ao epíteto de barbárie , não me recordo de a crueldade com que o Estado Novo tratava os cidadãos fosse comparável à Espanha de Franco ou à Líbia de Kadafi ou ao Chile de Pinochet , porque esses são os regimes que eu considero DITADURAS.
De a.marques a 23 de Fevereiro de 2011 às 00:30
A toda a vara e á vara larga. As pontas da dita e da comprida unha não passam de minúsculas amostragens, assomadas nos rasgões delicados de pesados fardos dos vastos e pulverizados armazéns da confraria de peleiros contrabandistas. Trás-os-Montes, Vinhais, Mogadouro ou Carviçais até podem dar de quando em vez o seu cheirinho tipo trac , ou mesmo envergonhado tisnete , mas coitados ao pé de um geral pivete. Cheira mal, cheira a capital de tanto pó de naftalina. No saber meter a unha é que está o gato.
De UM CIDADÃO DAQUELES IGUAIS AOS OUTROS a 23 de Fevereiro de 2011 às 00:32
Está um espectáculo o post ... mas o assunto merece mais atenção e seguimento: o que é que nós cidadãos ( daqueles iguais aos outros ... ) podemos fazer para acabar com estas poucas vergonhas destes chicos-espertos ? Quando é nós cidadãos e contribuintes que sustentamos esta corja vamos dizer BASTA e exigir que seja feita JUSTIÇA ? Quando é que esta cambada de oportunistas será punida e tenha que pagar pelas vigarices, aldrabices, e crimes ( sim ... crimes ) que cometeram ( e continuam despudorada e impunemente a cometer ) lesando gravemente o País e o Estado, aquilo que é público, e que é de todos os cidadãos ? Caros concidadãos temos mesmo que tomar consciência que é absolutamente necessário e inadiável fazermos algo que possa mudar efectivamente este País que é de todos os cidadãos ( também daqueles iguais aos outros ) e não é apenas destes chicos-espertos e afins.
De Luke a 23 de Fevereiro de 2011 às 03:13
Amigo.

Por mim, era já hoje que deveríamos ir TODOS para a RUA EXIGIR que esta CORJA que nos ROUBA, HUMILHA e ESCARNECE, fosse corrida dos poleiros dourados onde se instalaram com a conivência daqueles que neles votaram e que ainda os apoiam.

Se for preciso pegar em armas para correr com esta CAMBADA, pois que se pegue.

Antes morrer em Portugal a combater estes LADRÔES e UZURPADORES que num qualquer Afeganistão numa guerra que não nos diz respeito.

Por mim, como diz a canção "Haja o que houver, estou para o que der e vier".
De BP a 23 de Fevereiro de 2011 às 11:38
Luke, concordo inteiramente, é urgente encontrar uma forma de mobilização de todos os portugueses(que penso que são a maioria)que concordam que muito está mal;de maneira a repormos a honestidade e a justiça em Portugal, e por falar em justiça,a limpeza tem que começar exactamente por este pilar basilar da democracia, onde a corrupção se entranhou afincadamente,desde os magistrados, procuradores,advogados, são sempre os mesmos a decidir sempre a favor dos que tem dinheiro ou poder, nunca dos que tem razão.Sem justiça nunca teremos democracia,vivemos em plena ditadura, só que sem corretores nos media, bem em alguns.Mas por onde se começa???Procuradoria Geral da republica, ministerios, finanças(que só sacam aos mais pobres),exercito, orgãos reguladores(que só regulam os próprios bolsos, fundações(a maioria criada para beneficiar apenas a conta bancaria de alguem)grandes grupos económicos que usam e abusam dos portugueses com ordenados miseraveis(e os governos encolhem-se,senão os bolsos ficam vazios ou então cedem ás ameaças destes grupos que afirmam logo que se ausentam do país se a vontade não lhes for feita), etc.etc.etc.Mais vale sairmos todos para a rua e fazermos uma revolução, o 25 de abril só tornou este país cheio de tachos e poleiros, quem não está bem sentado que se lixe, estes mesmos que afirmam ter feito a revolução de 74, são os mais colados ás cadeiras do poder e ás maiores barbaridades governativas deste país, desde o sumptuoso Soares e familia que de Paris bem instalado
ouviu a corrupção ao longe, e assim que aterrou com os pés em Lisboa começou o suceder de ciclos de poder governativo pobre, mau,analfabeto,corrupto, que nos trouxe até hoje uma recessão, que já há muito se esperava, mas a que todos fecham os olhos, a eles a recessão não lhes toca,vai tocar-nos a nós e ás próximas gerações que já estão endividadas até ao pescoço. Só com grandes reformas e crescimento económico sustentado é que nos safamos,mas para isso e voltando ao inicio é necessário fazermos tanto ou mais que os egipcios URGENTEMENTE!
De Forever Young a 24 de Fevereiro de 2011 às 16:12
Não tenho muito para dizer excepto que o povo português é tolerante para além do tolerável; é pacífico sim, mas por medo ou comodismo. Nunca veremos o protesto das conversas mais ou menos veladas do café ou do barbeiro virem para a rua. Afirmo sem qualquer dúvida. O povo português é cobarde; e aceita tudo desde que não chateiem o indíviduo. De contrário Varas, Melancias, Sócrates, Cavacos e outros que tais...onde é que eles já iam com o rabinho entre as pernas.
De Maria a 23 de Fevereiro de 2011 às 13:47
Cuidado, não digam que está a instigar a uma rebelião mas, em começando, também lá estarei ...
De sentaqui a 23 de Fevereiro de 2011 às 00:53
Excelente CV deste pato de unha comprida!
O retrato perfeito de um vigarista, aqui descrito de forma brilhante!
De Carlos a 23 de Fevereiro de 2011 às 12:13
Este senhor Armando não é mais que o prototipo do TUGAXICOESPERTO..SORTE NA VIDA E AMIGOS INFLUENTES ...Não me sinto bem estar aqui na comodidade do anonimato fazendo estas considerações sobre este senhor e seus amigalhaços...se no Egipto (e nos outros que se estão revoltando )..fizeram o que fizeram...como é possivel não encontrarmos uma solução para Portugal????? Há meses que nos REVOLTAMOS ATRAVÉS DE ESCRITA...e não passamos disto...!!!!
De Manuel Fernandes a 27 de Fevereiro de 2011 às 20:30
De todos os comentários que li, uns mais e outros menos, todos têm alguma razão, há que encontrar forma de acabar com os carteis em que se transformaram os partidos que nos têm governado, porque se assim não for o regime democrático, que a maior parte da população escolheu, e que a constituição diz instituir, não se concretizará, como temos constatado ao longo destes quase 37 anos. Não sei como, mas para início poderíamos fazer como os povos da Tunísia, do Egipto e outros estão a fazer. Façamos, para já, uma mega manifestação em Lisboa para que os partidos do poder, PS e PSD, sintam que não podem continuar a esmagar a população em geral, e a manter intocáveis todos os protegidos dos aparelhos partidários. Os sacrifícios económicos que o país tenha que fazer têm suportados por todos os que têm capacidade de pagar, sobretudo pelos que mais recebem, nomeadamente as administrações e assessorias das empresas. A reforma do Estado, sobretudo na Justiça é urgentíssima. A justiça para ser actuante tem que ser simplificada, a legislação actual torna-a complexa e, por vezes tortuosa e, quase sempre inoperacional, sobretudo nos casos mais graves, nomeadamente quando envolve gente poderosa, muitos políticos . Assim só serve para consumir verbas e desmoralizar a generalidade da população. Comecemos por nos mobilizar para proximamente fazermos uma grande manifestação de repúdio pela forma irresponsável como estamos a ser governados.

Comentar post

mais sobre mim

Veja também:

"Pesquisa Sentimental"

 

 

contador

pesquisar

posts recentes

Concurso de blogues

Voltarei

Silêncio...

Horta e Alorna

A Selecção, minuto a minu...

Cosmopolis

Millôr Fernandes

A maçã chinesa

Transigir ou não transigi...

EDP, o verdadeiro escânda...

arquivos

Janeiro 2013

Julho 2012

Junho 2012

Março 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Janeiro 2008

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Maio 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

who?

Iniciativa Legislativa de Cidadãos contra o Acordo Ortográfico. Leia, assine e divulgue!

subscrever feeds