Segunda-feira, 22 de Agosto de 2011

Crespices

Entre más notícias importantes e más notícias mais para o fait divers, todas as semanas temos com que nos entreter. Não admira que a maior parte da população ande deprimida. A outra parte anda à nora, uma vez que as informações são sempre difusas, contraditadas imediatamente, ou dentro de um contexto que se adivinha mas não se sabe.

Também, as notícias vêm e logo se vão, substituídas por outras. Esta semana foi o “caso Crespo”.

Na quarta feira, dia 17, o Expresso saiu-se com a notícia de que Mário Crespo, o suave pivot da SIC Notícias, foi convidado por Miguel Relvas, o áspero trauliteiro do Governo, para correspondente da RTP em Washington.

É preciso lembrar que o Expresso, pela sua posição de referência, de que se orgulha e que quer preservar a todo o custo, não dá uma informação destas sem as verificações que a deontologia recomenda. Também convém não esquecer que o Expresso pertence a Francisco Pinto Balsemão, dono da SIC onde Crespo trabalha e Militante Número Um do PSD. Balsemão não anda a ver tudo o que sai no Expresso, mas o cruzamento de propriedades dá ainda mais verosimilhança à notícia.

Os analistas derivaram desta história várias implicações: a privatização da RTP é certa (uma vez que Relvas passa por cima da Administração, como se ela já não contasse); e Crespo está a ser recompensado pelo belo trabalho que fez na SIC para deitar abaixo Sócrates.

Quanto à primeira ilação, não nos parece assim tão cristalina; continuamos a achar que a privatização da RTP, não interessando a Balsemão e a Pais do Amaral, não ocorrerá.

Quanto à segunda, é tão evidente que nem precisa de contraditório. Crespo andava em guerra com Sócrates há muito tempo, com episódios tão agrestes como a famosa coluna escrita para o Jornal de Notícias e cortada pelo director, José Leite Pereira, mas que imediatamente circulou na Net. Foi essa coluna  que o levou depois a comparecer à Comissão Parlamentar Sobre a Liberdade de Imprensa.

 

Na quinta feira, Miguel Relvas recusou fazer qualquer comentário sobre o possível convite, o que não é o mesmo que negar. Não comentar quer dizer, em princípio, que ocorreu mas não se quer falar nisso. Contudo, não é uma confirmação, lá isso não é.

 

Na sexta feira, Crespo desmentiu taxativamente na SIC Notícias, esquecendo um dos princípios do jornalismo, que é não falarmos de nós próprios. O correcto seria fazer outro jornalista ler um comunicado. Mas Crespo é vaidoso; ficamos a sabê-lo da pior maneira quando mostrou a t-shirt com os dizeres “Ainda não fui processado pelo Sócrates” na Comissão Parlamentar, um momento realmente caricato da vida politica nacional. (Além de que a visão do Crespo a deitar-se na caminha só com aquela t-shirt vestida é bastante constrangedora.)

 

Adiante: o Crespo jornalista dar a notícia de que o Crespo personalidade não recebeu o convite não convenceu, nem pouco mais ou menos.

Até porque se sabe que Crespo já tinha pedido para ir para Washington em 2006. E toda a gente sabe do seu cordial relacionamento com Relvas, um convidado constante do Frente a Frente.

A somar a estas situações, ficou a saber-se que foi precisamente Relvas que estava na mesa ao lado do famoso almoço em que Sócrates disse que tinham de se ver livres do jornalista.

 

Bem, e o que se pode concluir de tudo isto?

Nada que afecte a nossa vida tanto quanto as medidas que o Governo tem vindo a tomar – e mais as que ainda não tomou e já vai tarde.

Foi apenas um fait divers, tal como tinha sido o “caso Bairrão”. Mais um prego no caixão onde se enterra a nossa confiança nos políticos, nas instituições, na imprensa, na ética de todo o sistema.

São as tricas de bastidores que podem não ter grande importância, mas acrescentam mais um pouco à sensação insistente e permanente de que estamos a ser enganados.

 

publicado por Perplexo às 22:57
link do post | comentar | favorito
88 comentários:
De Gena Resende a 23 de Agosto de 2011
Entre uns e outros venha o diabo e escolha. Uns são e foram mentirosos e desonestos outros estão impacientes na fila para os seguirem... Quanto ao M.Crespo, pode ir à vontade...embora com mordomias que todos não pagamos através da taxa da RTP...o R. é mais um presunçoso. Em relação ao Sócratesninguém esqueceu, pois não? Depois de mim virá quem bom de mim fará. Diga-me quais as medidas que foram anunciadas na campanha eleitoral e quais as cumpridas??? Mais um prego no caixão, como muito bem diz. São tudo uma cambada de facínoras, hipócritas, que só querem poleiro. O MC sempre com aqueles programinhas "60 minutos" que não era ele a fazê-los, ora!!! Compradinhos e apenas legendados. E dos outros em que estava lá com o Medina Carreira, por quem tenho muito respeito pela vida académica etc , mas que é uma ave agoirenta de primeira. Ninguém precisa de um gajo desses que todos os dias vai para a TV dizer mal de tudo, do país, dos governantes, pouco faltou para chamar preguiçosos ao portugueses, Ala que se faz tarde!!!
De jose cardoso a 23 de Agosto de 2011
O artigo de fundo tem razão. é uma análise certeira e parece isenta, não se é motivada por cores politicas.
quanto à posição que o comentador Gena , emite sobre Medina Carreira, não posso concordar. eu sou consciente , gosto e sei pensar e gosto de tomar as minhas decisões, como tal não gosto de ser enganado com floreados de esperança e optimismo. eu quero dados concretos as decisões e opiniões tomo-as eu próprio. infelizmente somos poucos a pensar assim em portugal , a maioria prefere pílulas doiradas, por isso somos o povo que somos. O anterior regime teve culpas nisso, o pós 25 de Abril pouco ou nada fez para que mudasse este estado social colectivo.
De António Grua a 23 de Agosto de 2011
Tanto rancor...de quem "qualifica" do mesmo sentimento....!
Pelo que vejo os FILÓSOFOS "...ainda não aprenderam ...nem querem aprender...TRISTE PAIS!
De José Cardoso a 23 de Agosto de 2011
Não compreendi! Peço desculpa.
De JMRG a 23 de Agosto de 2011
Concordo!
A verdade é a melhor mentira, costume dizer. Prefiro que me digam a verdade a que me mintam, por muito dura que aquela verdade seja. O Dr. Medina Carreira é um bocado catastrofista? Parece-me que sim! Mas, é preferível que ele se engane por excesso que se engane por defeito.
De JMRG a 23 de Agosto de 2011
Concordo!
A verdade é a melhor mentira, costumo dizer. Prefiro que me digam a verdade a que me mintam, por muito dura que aquela verdade seja. O Dr. Medina Carreira é um bocado catastrofista? Parece-me que sim! Mas, é preferível que ele se engane por excesso que se engane por defeito.
De Gena Resende a 23 de Agosto de 2011
Tretas. Quais floreados. Em tempo de guerra não se vai dizer aos feridos que o que lhes reserva o futuro. Tal como em tempos de crise, é com investimento que se muda a História...veja-se a recessão que se instalou, é dona de casa ? Não, vá a uns quantos supermercados e lojas de bairro e veja o que se vende...veja as coisas que as pessoas COMUNS, não estão a fazer e a comprar...Ninguém mais admira o Prof. Medina Carreira, mas não é todos os dias a bater no ceguinho que o leva a enxergar.
Sejamos coerentes, e agora vou usar uma palavra forte, As cores mudaram mas a merda cheira pior!
De jose a 24 de Agosto de 2011
Comentador Gena , Não devemos interpretar o mundo e a economia somente sob a perspectiva dos comerciantes. realmente para estes (comerciantes) vender a ilusão que tudo está bem e que as pessoas devem ter confiança no futuro é o melhor que pode acontecer, aumenta o consumo e isso é bom para quem vende, não é obrigatoriamente bom para quem consome. As aquisições, seja de que bens forem, devem ser responsáveis , e as pessoas devem ter consciência disso. chama-se a isso educação financeira e económica, coisa que muitos portugueses não estão habituados a ter. claro que esta situação de falta de educação económica da grande maioria é bom para uma pequena minoria que tira benefício disso. quanto ao "não é por bater no ceguinho que ele vai ver" contraponho que água mole em pedra dura....e tudo se aprende, uns aprendem à primeira , outros à segunda, outros..... devemos insistir sempre. a educação nunca está completa.
De Gena Resende a 24 de Agosto de 2011
Caro José,

Vou começar por lhe responder de forma inversa,
.quanto à educação, pode acreditar e já tenho algum percurso de vida, a minha educação nunca parou felizmente , mas este blog não é para discutirmos os cursos seja de quem for.
Quanto ao problema que menciona, tem sido grosso modo, o mal dos governos que vão à ruína...o seu discurso é pura e nuamente neo liberal. Ora a economia liberal já era má, recordam-se...Taylor e por aí fora...produção em massa, o homem deixou de ser um indivíduo para passar a ser mais uma numa sequência laboral e ao contrário do que os mais pedantes pensam, nas apenas nas fábricas, em tudo, mesmo nos escritórios, porque o mesmo trabalho ia passando de mãos em mãos etc.
O que quis dizer meu caro José desconhecido..., é que não se pode querer que uma economia floresça se não a alimentamos, é a mesma coisa que eu querer ir num 2 cavalos com trinta anos de idade, até Paris e não lhe fazer uma boa revisão geral e não levar peças sobressalentes...Recorde-se do que foi feito no pós Grandes Guerras, o que foi feito depois do crash da bolsa de Nova York em 29...e se não acredita...vai ver, até ao final do ano económico, o que estes trastes que se julgam deus e nos governam, onde é que eles vão mexer...se não forem ameaçados que a outra tranche de dinheiro não vem de certeza, ai talvez eles se mexam, de outro modo digo e continuo a dizer a bradar aos céus se preciso for, este governo é tão ou mais incompetente do que o anterior, basta ver o que prometeram num dia que não fechavam escolas e três dias depois, com notícia em surdina, lá vinham os pais a protestar porque afinal iam mesmo fechar duzentas e tal escolas...O José pode ser da cor que quiser, mas este país cresceu e é digne de se ver, ou já se esqueceram como se vivia em 73???, não foi com avanços feitos pelo partido que está agora no governo....o Dr. Cavaco Silva acabou com a frota pesqueira e com a agricultura....milhões de euros que deveriam ter sido empregues para desenvolver a agricultura não o foram e porquê, porque o responsável pela pasta na UE, digníssimo Dr. João de Deus Pinheiro, passava os dias em jogatinas de golfe e nem aparecia,,, queria era mordomias e andar na "boa"...meu caro, por acaso é uma das minhas áreas de formação, e fiz complementar, muitas cadeiras de economia e políticas sociais...por isso não me venha com tretas, são tretas, este governo mentiu e vai continuar a mentir e era urgente que existisse uma lei na nossa constituição, para poder correr com fulanos como estes, nós não precisamos de mentirosos, precisamos de homens honrados que levem o país para a frente e não é a tirar a quem já nada tem, que se progride. Por acaso sabe quantos são os portugueses em idade activa? cerca de cinco milhões ,mal medidos, dois milhões ganham à roda do salário mínimo, setecentos mil estão de mão estendida no desemprego, e do resto apenas 10% ganha salários decentes e desses apenas 10% ganham BALÚRDIOS... será que o José está dentro destes?????
Meu caro o país real está um caso sério e quero ver, se estes pacóvios que nos governam, se carregam mais nos zés povinhos, onde o digníssimo José não deve estar incluído, e vai ver se não há aí uma série de revoltas populares....em casa onde não há pão... se me faço entender.

Adeus José e não queira que os Homens de Portugal e as Mulheres (porque são elas que sustentam boa parte das famílias), sejam carneiros e se deixem levar por tretas, só fala como o José quem tem barriga cheia!!!
De josé a 25 de Agosto de 2011
Comentador Gena, obrigado pela explanação dos seus princípios com os quais , na generalidade, concordo. Fiquei com a sensação que essa resposta não é para o meu post, por lapso deve ter havido engano ao postar o seu comentário. Entendo que a minha última intervenção vai precisamente na linha de pensamento da intervenção por si efectuada. grato por tudo.
De Fernando Marques a 23 de Agosto de 2011
Não percam tempo com patetices. Um da-se um ar de pessoa importante, querendo (coitado) candidatar-se ao lugar de sucessor de Fernando Pessa. O outro passa o tempo a rir-se na Assembleia, não se sabe porquê pois não hà espelhos nos tampos das mesas.
De Antonio de Souza a 24 de Agosto de 2011
Desconhecia este blog e felicito pela frontalidade e oportunidade do presente comentário.
Acompanho e muito oque se passa passa na imprensa em geral. E assim sendo conheço as tendências de Mário Crespo e das suas investidas. A cena da camisoleta na Comissão Parlamentar dá para ver que tipo de jornalista é.
Tanto quanto sei este ilustre jornalista ( agradeço que não se riam) trabalha para a SIC, ora o lugar de correspondente nos EUA em aberto ,tanto quanto sei , é da RTP, logo e em tempos de poupança, deve ser ocupado por um jornalista da casa e não alguém da concorrência e que iria aumentar a despeza com pessoal, que este santo governo, quer evitar e até reduzir. Fala-se que a RTP está a reduzir pessoa na lógica da filosofia da troika, então será um impedimento para o maior jornalista da atualidade universal marchar para o seu poiso dourado, ou então o tio Balsemão que entenda tão justificada aspiração e lhe conceda a guia de marcha.
O nosso execelentíssimo Ministro de quse tudo, também conhecido pelo emplastro pessoal do nosso primeiro, queria dar aquele prémio a tão distinta figura das artes jornalísticas, mas deve ter esquecido, por momentos, as recomendações da "maldita" troika e lá criou mais uma barafunda, entre tantas outras nestes santos dias dias que estamos vivendo. Salvo se no conselho de minsitros da EU haja forma de ultrapassar tão delicado problema , dado o prestígio interplanetário da pessoa em causa e se abra uma honrsa exceção. Assim tudo acabaria em bem e nós lá ficávamos livres de tão ilustre traste. Bem hajam!
De NUno a 23 de Agosto de 2011
E qual será a sua cor politica?? tendo em conta que continua a quase tres semanas a bater no mesmo seguinho :-)
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

E qual será a sua cor politica?? tendo em conta que continua a quase tres semanas a bater no mesmo seguinho :-) <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>Tambem</A> deixa muito a desejar lol
De VIRGINIA a 23 de Agosto de 2011
HÁ ....CEGUINHO.....POLÍTICA....MENINO, SE COMEÇAR A TER HÁBITOS DE LEITURA, PODERÁ EVITAR ESTES ERROS. O.K.? PASSE BEM
De Perplexo a 23 de Agosto de 2011
Caro semi-analfabeto:
Se se der ao trabalho de ler post mais antigos, verá que já bati noutros "seguinhos".
Quer saber a minha cor política? "Outside is the side I take" (Patty Smith)
De Joao Duarte a 23 de Agosto de 2011
Aprenda ao menos a escrever "Ceguinho"
De Gena Resende a 23 de Agosto de 2011
Ele enganou-se!!!
De tony a 23 de Agosto de 2011
fantastico este super mario!
a sua parcialidade, o seu odio a socrates, a defesa descarada do seu partido,logo do seu patrao, ao estilo lambe botas....
De Antonio Grua a 23 de Agosto de 2011
"Lambe Botas"????quem? o M.C.? quem o afirma só pode estar integrado no grupo a que brilhantemente Miguel Esteves Cardoso escreveu sobre o tema...leiam que faz bem...tem o titulo de Lambe-Cus!!!!!
De Gena Resende a 23 de Agosto de 2011
Não é preciso ser-se ofensivo para estarmos a tentar chegar a consenso...afinal estamos todos no mesmo barco, uns estão melhor e outros pior, mas somos todos portugueses e todos queremos o melhor para nós e para o País. Desculpem lá, um governo que diz e faz o contrário do que prometeu durante a campanha, não me merece respeito.
1º já conhecia o acordo da troika
2º fartou-se de bradar aos céus que não ia aumentar isto e aquilo, ainda nem tinha aquecido a cadeira pumba. Deixem-se de tretas, o problema é que o estigma de Salazar está demasiado enraizado e prova-o, a fome que se vive em muitas famílias, os milhares que ficaram sem rendimento mínimo ( não me venham dizer que não é preciso porque esse dinheiro nem é nosso, é da UE para erradicar pobreza), mas subiram os depósitos bancários para125 milhões no passado mês de Junho.. contra-senso ou sou eu que sou maluca.

Antes de comentarem vão ler os jornais e ver o que estes safardolas que nos governam andam a fazer. Querem apostar que não vão mexer coisa nenhuma na despesa megalómana do Estado e vão arranjar mais uns cobrezitos nos Ivas da alimentação, apostava!!!
De galinha a 23 de Agosto de 2011
O perplexo é burro todos os dias.
De neblinas a 23 de Agosto de 2011
D.Galinha, corre mesmo sem cabeça e não alcança o "burro".
De Gena Resende a 23 de Agosto de 2011
Se o perplexo é burro todos os dias porque vens aqui comentar??? Porque és burro ao quadrado???
De Al Faiath a 24 de Agosto de 2011
Muito bem!
De estoufartodomarionogueira a 23 de Agosto de 2011
Excelente comentário. De facto a verdade é mesmo essa. Mário Crespo demitiu-se de ser uma referência quando ele próprio, que todos os dias está lá, quis aparecer na televisão. Fica-nos a interrogação será que já não se pode mesmo confiar em ninguém?
De Perplexo a 23 de Agosto de 2011
Caro estoufarto, a questão nãe é confiar em toda a gente. Não há ninguém que seja completamente honesto, num sentido absoluto. O Crespo, tenho-o na conta de honesto - o que não quer dizer que não defenda os seus interesses. Acho que o que é importante é saber com o que podemos contar nas pessoas e depois dar o devido desconto. Neste caso, por exemplo, sabendo quais são as cores que ele defende podemos avaliar melhor os comentários que faz. É uma visão cínica, eu sei, mas funciona!
De pedro a 23 de Agosto de 2011
E a Manuela Moura Guedes da SIC.
Um palhaço que envergonhado OS jornalistas.
De Português estupido a 23 de Agosto de 2011
Jornal Expresso - Fazemos Opinião

Será a etica dos Jornalistas e Jornais fazerem opinião ou só de relatar os factos?
Deve ser por ser estupido e português!
De Perplexo a 23 de Agosto de 2011
O que a deontologia diz é que os factos devem ser relatados imparcialmente, e as opiniões devidamente identificadas como opiniões.
Agora, a questão é os factos: nem sempre é possível sabê-los todos, ou sabê-los bem...
De Piedade a 23 de Agosto de 2011
O Mário Crespo que vá, já devia lá estar! O homem é um tolo, como jornalista também não é grande coisa, para mim, claro. O homem não conseguia ser discreto nas suas referências partidárias, mostrava a toda a gente a cor da camisola. Quanto ao Miguel Relvas é um pedante que parece que herdou alguma coisa ao se tornar parte do governo.
Que grandes hipócritas.
De Eu mesmo a 23 de Agosto de 2011
Só posso concordar. Quem gosta muito de Miguel Relvas é Clara Ferreira Alves, que gosto muito de ouvir no Eixo do Mal.
Só mais uma coisa, mas muito importante. O grupo SIC, Expresso tem mostrado uma imparcialidade rara. Ali aparecem todas as opiniões. Balsemão fez muito bem em escorraçar Manuela Moura Guedes.
Saúde a Balsemão e sucesso a esta SIC é o que eu desejo.
Abaixo Crespos e Manuelas Mdas. Guedes.
De Eu mesmo a 23 de Agosto de 2011
Para quem conhece Clara Ferreira Alves sabe que eu estava a ironizar (existe ironizar?).
De maria almeida a 23 de Agosto de 2011
""Bem, e o que se pode concluir de tudo isto?

Nada que afecte a nossa vida...""
ENTÃO SE ISTO É UM ASSUNTO QUE NÃO AFECTA NINGUEM E NÃO TEM INTERESSE (PORQUE NÃO TEM MESMO), DESCULPE SENHOR COMENTADOR, MAS VÁ TRABALHAR E FAZER ALGUMA COISA DE JEITO E DEIXE DE DIZER BABUSEIRAS. ORA HAJA PACIENCIA...
De neblinas a 23 de Agosto de 2011
Fala em nome de quem?
De Xocrates a 23 de Agosto de 2011
o Post de pró-socialista não tem nada, ai isso é que não. Sabem o que faz falta aqui? aqueles tristes metidos num autocarro para apoio em massa ao ex-prime minister......
TENHAM VERGONHA NA CARA, FORAM 6 ANOS DE REGABOFE!
De vitor lopes a 23 de Agosto de 2011
O autor de Crespices está furioso por não ter como 1º ministro o Sócrates, queria que ele leva-se o país a total ruina? CHEGA de incompetencia e compadrios
De Perplexo a 23 de Agosto de 2011
Sr. Vítor Lopes, leia as coisas que eu escrevi no tempo do Sócrates antes de decidir qual é a minha cor política.
De Gena Resende a 23 de Agosto de 2011
Costuma-se dizer que depois de mim virá quem bom de mim fará... tanto alarido e tanta coisa de buraco aqui e ali e os buracos que estão todos na cabeça destes que nos governam.
O Sr. Vitor Alves possivelmente até votou Sócrates, olhe eu não votei e tenho pena, se todos tivéssemos tomado consciência, talvez agora não estivéssemos a torcer a orelha...
De jose costa a 24 de Agosto de 2011
Sócrates levou o país à ruína, segundo a opinião de Victor Lopes, o Passos Coelho leva à ruína os portugueses. Sócrates não me roubou nada. Passos Coelho além de muitas outras coisas que me está a roubar, planeou roubar-me metade do subsídio de Natal. Afinal quem é o ladrão?
De Bruno Martins a 24 de Agosto de 2011
São ambos, senhor, são ambos!!
Como pode ser tão difícil ver que os dois são pura escumalha?! E que a diferença entre o PS e o PSD é apenas no D na sigla?!

Enfim...
De João a 27 de Setembro de 2011
O Sócrates é só o causador desta miséria em que estamos, uma vez que foi durante o seu desgoverno que a dívida DUPLICOU...!
Pelo seu comentário depreendo que era mais um dos "boys" a quem o partido rosa arranjou um tacho. Só espero que este governo tenha realmente a coragem necessária para acabar com evidente chulice que pulula por tudo o que é organismo estatal, desde institutos e fundações até às autarquias, passando pelas repartições onde os funcionários se julgam donos dos contribuintes.
Cada vez mais fico pasmado por perceber que ainda há quem não entenda que o nosso estado não podia continuar a funcionar da forma como funcionava...

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

seguir perfil

. 23 seguidores

Veja também:

"Pesquisa Sentimental"

 

 

pesquisar

posts recentes

Concurso de blogues

Voltarei

Silêncio...

Horta e Alorna

A Selecção, minuto a minu...

Cosmopolis

Millôr Fernandes

A maçã chinesa

Transigir ou não transigi...

EDP, o verdadeiro escânda...

arquivos

Janeiro 2013

Julho 2012

Junho 2012

Março 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Janeiro 2008

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Maio 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

subscrever feeds