ATENÇÃO: ESTE POST RECEBEU UMA RETIFICAÇÃO ÀS 23H00 DO DIA 29 - ESTÁ NO FINAL DO TEXTO.
O TÍTULO, "DADOS PRIVADOS À VISTA DO MUNDO" TAMBÉM FOI MODIFICADO PARA REFLECTIR A RETIFICAÇÃO.
A notícia é um fait divers mas teve alguma atenção aqui em Portugal e nos Estados Unidos: um antigo fugitivo à justiça de lá foi apanhado por cá ao fim de 41 anos!
À primeira vista é apenas curioso.
Os factos: em 1962 George Wright foi condenado a 15-30 anos pela morte de um empregado de estação de serviço durante um assalto, em New Jersey. Em 1970 fugiu da prisão, juntou-se ao grupo Black Liberation Army e em 1972, juntamente com outros militantes, raptou um avião da Delta que foi levado para Argélia. A partir daí desapareceu.
Descobriu-se agora que vivia há mais de vinte anos em Almoçageme, com uma mulher portuguesa e dois filhos. Trabalhava nisto e naquilo, fala português perfeitamente e a comunidade, que o julgava africano, gosta dele.
Segundo o Huffington Post e o New York Times, as “autoridades americanas” identificaram-no pela impressão digital no BI português, onde figura como José Luís Jorge dos Santos. Comprovada a identidade, aguarda na prisão, em Lisboa, que os papeis de extradição sejam processados. Fim da história.
Pois, à primeira vista, curioso.
À segunda vista, impõe-se uma pergunta: como é que uma “força tarefa” dos U.S.Marshals deu com a impressão digital no BI do José Luís?
A resposta só pode ser uma: o Justice Department tem acesso à base de dados do Ministério da Justiça, e não só tem acesso como se deu ao trabalho de a comparar com as bases de dados de criminosos americanos – não desde ano, não de há cinco anos, mas de há trinta e tal anos! A polícia americana tem estado entretida a comparar, tipo CSI, os milhões de impressões digitais dos arquivos portugueses com os milhões dos arquivos americanos, um a um.
(É interessante lembrar que nos Estados Unidos não existe Bilhete de Identidade e mesmo a carta de condução não tem impressão digital. Só se pode tirar as impressões digitais de um cidadão se for suspeito de alguma coisa e detido.)
Ninguém é a favor dos criminosos ficarem impunes, só porque tiveram a esperteza de fugir para o fim do mundo. Mas ninguém pode ser a favor da nossa base de dados nacional ser espiolhada por um Estado estrangeiro, amigo ou inimigo.
Tanta conversa da Comissão Nacional de Protecção de Dados e afinal os dados foram globalizados!
Conclusões:
Os delinquentes portugueses ao nível dos milhões de euros têm impunidade vitalícia, mas os americanos nunca mais têm descanso na vida;
A CNPD é mais uma comissão da tanga, que não serve para nada;
A nossa soberania só existe nos nossos sonhos.
RETIFICAÇÃO
Novas informações que recebemos permitem traçar um histórico diferente e chegar a outras conclusões.
George Wright ligou para uma irmã nos Estados Unidos, a partir do seu telemóvel. O telefone da irmã estava sob escuta e isso permitiu traçar a origem em Portugal. As autoridades norte-americanas enviaram uma carta rogatória para as autoridades portuguesas, para que procurassem o autor do telefonema. A carta incluia os dados do processo, inclusive as impressões digitais. A partir destas, foi fácil a PJ encontrar o portador do BI.
Portanto tudo legal, segundo esta fonte. Não temos razão para supor o contrário.
Por outro lado, em Portugal as impressões digitais só começaram a ser digitalizadas há poucos anos, e portanto o BI de José Luis certamente que não está incluido.
Enganámo-nos. Mas que era uma bela teoria da conspiração, era!
E continuamos a achar que a CNPD não funciona, mas por outras razões...
De edga cardoso a 29 de Setembro de 2011
Portugal é fantastico.
Continua a ser o lacaio
de sempre
De Rui a 29 de Setembro de 2011
Falava correctamente português? Eu ouvi um vizinho dizer que às vezes nao o percebia...
Tem razão. É preferível albergar criminosos do que deixar os \"estranjas\" andar por aí a bisbilhotar. A minha identificação podem divulgar à vontade, bem como me podem filmar à vontadinha. A dita comissão só serve para dar desculpas a criminosos, não nos protege de coisa nenhuma. Só protege quem nao devia proteger.
Pois é, Rui, é por causa dessa mentalidade de tantos "cidadãos" nacionais que os governantes nos têm o respeito que têm, e o exterior respeita também tanto Portugal como país. Porque achamos que ter direitos, liberdades e garantias "só ajuda criminosos".
De gena a 29 de Setembro de 2011
Plenamente de acordo consigo
De Manuel Cardoso a 29 de Setembro de 2011
Plenamente de Acordo
De Também quero ! a 29 de Setembro de 2011
Esta, é a mentalidade que têm muitos portugueses.......salazaristas e salazarentos.
Por isso, vejam como somos e por quem somos "governados".
De Eu a 29 de Setembro de 2011
Podes começar por escrever o teu nome completo, número de BI, SS, telemóvel, NIB, morada completa, quanto dinheiro tens no banco e onde trabalhas.
Depois um dia falamos pessoalmente.
Se não deves, não temes.
De Isabel Duarte a 29 de Setembro de 2011
Concordo plenamente.
De Norberto Reis a 29 de Setembro de 2011
Excelente Post ". Parabéns Penso que todos nos ficamos um pouco "baralhados" com a noticia. Na realidade o que importa concluir e tirar de exemplo e exactamente a conclusão do raciocínio aqui feito. Hoje os direitos, liberdade e garantias de todos nos e uma pequena farsa. Eu diria ate uma grande farsa. Talvez tenha sido exactamente isso que nos deixou angustiados e um pouco perturbados com a noticia. Mais uma vez parabéns.
De
Jose a 29 de Setembro de 2011
Excelente post!
Mas afinal os dados estão viciados, todos se abaixam, alguns até se em joelham diante dos americanos.
"Mas afinal os dados estão viciados, todos se abaixam, alguns até se em joelham diante dos americanos."
E outros ainda rastejam.
De gena a 29 de Setembro de 2011
Se fosse só isso
De
Jose a 29 de Setembro de 2011
É verdade tinha-me esquecido destes últimos, como é que eu sei, vejo-os na praia dos tomates, em Albufeira.
De ATENTO a 29 de Setembro de 2011
Uma observação ao que escreveu:
Já li hoje que afinal os americanos chegaram ao "dito cujo" após um telefonema efectuado por este para familiares na América e isto há já bastante tempo. Se assim for...
De Anónimo a 29 de Setembro de 2011
Acha?
De Também quero ! a 29 de Setembro de 2011
Já te atiraram areia prós olhos !!
A primeira é a válida, o resto é conversa de embalar... abre a pestana !
De Anónimo a 29 de Setembro de 2011
Para que complicar!!! Ele foi encontrado, simplesmente, através de um telefonema que fez para a família ainda residente nos estados unidos.
De Rui a 29 de Setembro de 2011
Não têm que fazer comentários, por que não sabemos a verdade. Desde a impressão digital até a ser apanhado por um telefonema que fez para os Estados Unidos, há várias versões. Uma coisa é certa, nos USA faz-se justiça, dure o que durar.
De PAULO a 29 de Setembro de 2011
TU......OUTRA VEZ......Ó RUUI ESSA SUA CABEÇA É UMA GRANDE CONFUSÃO.......AINDA ACREDITA NO PAI NATAL?
De gena a 29 de Setembro de 2011
tás em que planeta?
Lamento ter de o informar que foi utilizado um outro sistema para localizar esta pessoa. Cumprimentos, VA
De PAULO a 29 de Setembro de 2011
VOCE DEVE SER DA CIA.........OU ENTÃO É AMIGO DO NUNO ROGEIRO...
De gena a 29 de Setembro de 2011
eh..eh....
Nem uma coisa nem outra. Simples reformado de 32 anos na ONU. O que meu deu para ver umas coisas. Cumprimentos, VA
Não lamente, porque eu ficaria muito mais descansado se foi por outro método; este é que é de lamentar.
Mas qual método? A história do telefonema para um familiar também é estranha; não está em nenhuma das publicações americanas; a PJ afirma que ele não tem família nos EUA; e isso implicaria numa fiscalização das comunicações telefónicas igualmente assustadora...
Na verdade, há um sistema de intercepção de comunicações altamente sofisticado e partilhado apenas por cinco países. Portugal não é um desses países, mas as comunicações provenientes de Portugal, bem como as que a ele se destinam, passam pelo crivo. Infelizmente, não posso entrar em pormenores, mas tudo começa dessa maneira, um caso destes. Compreendo o seu comentário e a sua preocupação. Cumprimentos, VA
De diogo a 29 de Setembro de 2011
Não interessa como, o que interessa é que foi apanhado...
Parabens pelo Post.
De Eu a 29 de Setembro de 2011
Este gente assusta-me mais do que o preto que foi preso.
Comentar post