Começaram as sessões em tribunal do Face Oculta, um processo cujos resultados podem ser imediatamente previstos. E nem é preciso pedir à Maya para deitar cartas!
Logo à entrada do tribunal, isto é, ainda nem começada a sessão, já os advogados de defesa avançaram à comunicação social o primeiro arremedo do carnaval que temos pela frente. O argumento é cristalino: como Noronha do Nascimento mandou apagar todas as conversas que envolviam José Sócrates, o processo contém omissões graves. Se o tribunal aceitar este raciocínio, o processo fica sem efeito e vão todos para casa, felizes e contentes. Se não aceitar, a defesa já começa com uma carta na manga que lhe permitirá recorrer para o Tribunal Constitucional.
De facto os advogados têm um certa razão. A inacreditável atitude do presidente do STJ abriu um precedente legal difícil de destrinçar, e que portanto se presta a todas as conclusões.
O caso percebe-se melhor com um exemplo: vamos supor que a polícia faz uma busca (com mandato) em casa de um ladrão de auto-rádios e encontra lá outro ladrão com uma televisão debaixo do braço. Como o mandato era só para o ladrão de auto-rádios, os polícias não podem perguntar ao outro ladrão onde é que arranjou a televisão e deixam-no ir embora.
Foi exactamente isto que Noronha do Nascimento legislou, ao dizer que as conversas de Sócrates com Armando Vara tinham de ser apagadas porque Sócrates não estava a ser investigado. Não que Noronha do Nascimento tenha poderes legislativos mas, sendo a mais alta figura da Justiça em Portugal, as suas decisões têm um peso que não pode ser ignorado. Mas também não se pode ignorar que o processo ficou cheio de buracos. (Literalmente: o juiz de Aveiro cortou à tesoura as conversas com Sócrates, deixando as páginas todas esburacadas.)
E se a reclamação da defesa não for aceite? O tribunal pode achar que eles não têm razão. Ou pode levar em conta – inédito na Justiça nacional — o escândalo que seria mandar os arguidos embora sem mais chatices e o descrédito que isso acrescentaria a um sistema que já está com crédito negativo. Bem, nesse caso o processo continua. Certamente que os advogados de defesa já têm mais truques processuais na manga. Portanto vai-se arrastar durante anos, até prescrever quando já estiver no Constitucional.
Que nenhum dos arguidos vai preso, não é difícil de prever. (Godinho, o elo mais fraco, já amargou uns meses de preventiva e assim já pagou a sua parte). Basta ver as estatísticas: quantos cidadãos de perfil mediático estão presos por corrupção, activa ou passiva, desleixo, roubalheira ou má figura?
Ou, por outras palavras, digam lá o nome de um que tenha sido condenado e esteja preso?
Um, que seja.
De luisinho a 8 de Novembro de 2011
outro comentario que fiz numa conversa do genero digo o mesmo E PRECISO URGENTE DE 1 ROBIM DOS BOSQUES
De José a 9 de Novembro de 2011
Mandem prender o PGR e o STJ e mandem os arguidos em paz. De facto não vale a pena fazer estes julgamentos porque se pouparia muito dinheiro.
De Paulo Bernardino a 9 de Novembro de 2011
Para mim o que é realmente importante saber é se a peixeira que forneceu os robalos ao Godinho, para este oferecer ao Armando, passou factura.
De Peterv a 9 de Novembro de 2011
Boa ahahahaha
De Albertino a 9 de Novembro de 2011
Exactamente!!! :)
Investinguem a peixeira !
De ELLOCO a 9 de Novembro de 2011
ATÃO E SÓ MANDAM PRENDER O PEQUENHAÇO E O BOCA DE FAVAS ?
JÁ AGORA PRENDIAM A ZANZALA TODA E ARRNCAVAM-LHE OS PELOS DA PUBIS UM POR UM. SEMPRE DAVAM UNS GRITINHO ....
De JOSE GOMES a 9 de Novembro de 2011
VALE DE AZEVEDO
O Vale e Azevedo, que eu saiba, está a viver muito bem em Londres, com uma pena de sete anos à espera dele em Lisboa. Já esteve preso, de facto, mas foi por roubo puro e simples - uma figura jurídica relativamente fácil de condenar e que mesmo assim levou anos.
De OC a 9 de Novembro de 2011
Não sei se vc se aperceberam, mas o processo só avançou enquanto teve na comarca do Vouga, qd chegou a Lisboa parou tudo??!!! Porque será???
De Carlos Moreira a 8 de Novembro de 2011
Já um homem com um negócio legal não pode comprar robalos para oferecer aos amigos ...
É triste ser enxovalhado na comunicação social e má língua nacional por ser primeiro ministro ou amigo do amigo - tanto faz - . Matem os arguidos hoje já que amanhã será a devida altura para fazer a compensação...
CORJA de mandaretes e tiranetes sem brio nem honra !
De VOYEUR a 8 de Novembro de 2011
mAS É LIMPO COMO A ÁGUA.
SE O PGR E O DO STJ NÃO FORAM PRESOS E O ZÉ ANDA A GOZAR COM A NOSSA CARECA, PORQUÊ ESTAS ALMAS SEREM ABORRECIDAS'
MANDEM-NOS TODOS PASSEAR, JÁ!
De ELLOCO a 9 de Novembro de 2011
NA SENHOR, NÃO É ASSIM.
TUDO NUMA BARCA ROTA PO ALTO MAR....
E UM FARFALHUDO A "PICELAR" O PEQUENHAÇO E O BOCA DE FAVAS....
nao sei se o fulano e culpado ou inocente !!! o que sei sim e que pelo menos nos ultimos 10 anos nunca nenhum poderoso politico ou pessoa indinheirada alguma vez foi achada culpada e sentenciada com prisao efetiva...
houve ate um que ao ser achado culpado foi sentenciado a 7 anos de prisao, mas saiu do tribunal para a sua casa em vez de para a prisao e nunca mais ninguem falou nisso nem mesmo os orgaos de comunicacao social ,que estao smpre em cima do acontecimento!!! pudera???
De Freixeno a 8 de Novembro de 2011
Vai sendo normal os casos mediaticos prolongarem-se no tempo, para depois prescreverem.( A ver vamos)
Mas de uma coisa estou certo- o arrumador que ROUBOU, (Ladrão), os chocolates de uma supermercado em Matosinhos, no valor de 14€, vai pagar e ser preso. Aqui vai ser aplicada justiça exemplar.( É assim mesmo). Vai 3 anos para a prisão, só porque tem um advogado que é oficioso e não pode pagar a um daqueles ilustres que aparecem na televisão e que já são conhecidos, por serem bons.
À grande país.
Alguem pode fazer o favor de lembrar aqui os ideais do dia 25/4/74. Ou já ninguem se lembra? O que está a acontecer neste Portugal tambem não tem a ver com o tempo anterior à data acima referida.
Diria... outros tempos.
De Peterv a 8 de Novembro de 2011
Antes de Abril havia coisas boas para uns e más, (só para os políticos ), para outros.
Hoje é só fartar vilanagem .
Se velho Salazar cá estivesse estes negociantes de ca .. ca " e seus amigalhaços ficavam com as ceroulas todas molhadas.
Velhos tempos em que a Banda da GNR tocava sem DÓ...
De Anónimo a 9 de Novembro de 2011
Basta lembrar o caso "ballet Rose" e o seu comentário se torna uma fonte de inutilidade...
A memória é muito curta.
De Pois...Pois. a 9 de Novembro de 2011
Pelos vistos nunca foi parar a Caxias por opinar o contrário dos bufos !
De Calotas a 9 de Novembro de 2011
Infelizmente meu amigo o cheiro é que é diferente a .... o resto já sabe. O 25 de Abril só serviu para que houvesse troca de protagonistas.
De Pela verdade e transparencia a 8 de Novembro de 2011
Para ler e refletir.
O Sr. Bastonário publicou um artigo onde diz: "Infelizmente em Portugal, o poder judicial escapa a qualquer escrutínio democrático, ou seja, transformou-se num estado (totalitário) dentro do próprio estado (democrático). Os tribunais são locais onde frequentemente se cometem algumas das piores ilegalidades e atropelos ao direito, bem como algumas das mais chocantes violações dos direitos humanos ".
Vejam a gravidade, pior do que isto é difícil !!! O silencio que se faz sobre isto é assustador. Perante isto só há uma conclusão a tirar, este país não é um estado de direito mas sim uma republica das bananas, e achamos isto tudo normal ! Temos fortes razões para estarmos assustados. A Amnistia Internacional anda distraída. Estas violações de direitos humanos são quase todas abafadas pela comunicação social para nos iludir e continuar a alimentar este país faz de conta, é assustador. Depois dizem que estamos em crise, estranho seria não estarmos!
De Calotas a 9 de Novembro de 2011
Meu amigo será que não existe Troica para a justiça?
De Pedro Santos a 8 de Novembro de 2011
Não podia estar mais de acordo. Ainda o julgamento não começou e já se está a ver que ninguém vai preso e que isto vai ficar tudo no esquecimento.
Este é o país que favorece quem rouba descaradamente, que favorece a fuga ao fisco, que favorece quem prejudica um país já dele moribundo.... desde que essas pessoas roubem uns milhões porque se roubarem umas centenas de euros vão parar á CADEIA que é o lugar que merecem.
A justiça em Portugal é uma palhaçada não tem coragem de avançar em cima destes Senhores que fazem e desfazem impunemente. Vão ver que com jeitinho estes tipos são todos absolvidos e ainda processam o estado por difamação.
ESPECTACULAR.
Ainda vamos ter, tal como um Paulo "Pedófilo" absolvido e a pedir indemnização ao Estado. PALHAÇOS!!!
O outro, o tal Engenheiro de papel, até já saíu do país para não ser incomodado, não vão eles por algum motivo incomodar o sr. Pinóquio que se governou no desgoverno do país.
Como podemos aceitar que um sr. Noronha de Nascimento, que nunca devia ter nascido no STJ, assume o cargo de presidente, e, depois contra tudo e contra todos manda destruir o que incomoda àqueles que o nomeram. Só encontro uma explicação, o pagamento da divida da sua nomeação.
Deixemos as greves, passemos a agricultura para acabar com estas ervas daninhas, que nos comem e, nós ainda os tratamos por Ilmos.,Exmos.Sr.Ministro, ... insecticida para cima deles até à sua extinção.
De Alguém a 9 de Novembro de 2011
E o Paulo...o tal, está a dar aulas de mestrado, de "direito de Família, no iscte...
Pelo menos ai não existem menores.
Ser político neste país é ser alguém a quem tudo é permitido, porque quando por mero acaso chega às barras dos tribunais aí estão as ilustríssimas sanguessugas dos advogados, que adoram estes mediáticos circos para se pavonearem e publicitarem os seus nomes.
Como podemos ver em Portugal à 2 classes supra protegidas girando sobre si os políticos e a justiça.
Curioso de ver é que são esses 2 grupos que necessitam de negar essa ligação
"...o poder politico não interfere com o poder judicial..." ... diz um qualquer politico
"... o poder judicial é um órgão independente do poder politico..." diz um PGR ou o Noronha do STJ.
E nós o povinho ouvimos e rimos com tamanha palhaçada, até um dia ... espero que breve tudo isto ter um fim.
Adorava ter o epilogo desta história como o das histórias dos príncipes e princesas... morriam os politiqueiros e os que brincam à justiça, para nascer uma nova NAÇÃO LIMPA DE CORRUPTOS, INFRACTORES, LADRÕES DESPOJADOS DOS VALORES FUNDAMENTAIS DE UMA SOCIEDADE :
- NÃO FAÇAS AOS OUTROS O QUE NÃO GOSTARIAS QUE FIZESSEM A TI.
- A TUA LIBERDADE TERMINA ONDE COMEÇA A LIBERDADE DO OUTRO.
- ANTES DE PENSARES NO TEU BEM SUPÉRFLUO , PENSA SE O TEU VIZINHO NÃO PADECE DE PÃO.
- O VALOR HUMANO, CÍVICO É DOS MAIORES BENS QUE PODES POSSUIR E NÃO CUSTA NADA.
Quando tivermos um país assim, deixaremos de usar estes espaços para nos "consolarmos" em publicar a nossa opinião sobre o mal, para fortalecermos e publicitar as condutas de bem.
-
De Frederico a 8 de Novembro de 2011
Vai preso o "bode" ^~ ... porque os cães grandes ficam a salvo!
De R.: A "Pedro Santos" e a "Frederico" a 9 de Novembro de 2011
Mesmo o "bode" e o ladrão de poucas centenas de euros costuma escapar à cadeia. E, alguns bem queriam ir porque lá até têm cama, mesa e roupa lavada.
De goncalo lopes a 8 de Novembro de 2011
Nem sei porque vai toda aquela gente ao tribunal porque vai ficar tudo em aguas de bacalhau ou em piza ,e entram todos a rir como aquilo fosse um circo romano , é muito triste viver assim num pais sem justiça para este políticos e amigos , que vivem a grande com grandes casas e carros e vão de férias para paraísos , enquanto outros se matam a trabalhar para pagar meras contas , muito triste
De Vivam os desfiles a 8 de Novembro de 2011
Como é comovente verificar que, um individuo, actualmente, depois de cometer um crime e ser indiciado, nas idas ao tribunal, acena ao 'povo' que nem uma Rainha de Inglaterra. Mudam-se os tempos, mudam-se os acenos...
De perplexo a 9 de Novembro de 2011
a juustiça que temos
Comentar post