Segunda-feira, 9 de Janeiro de 2012

EDP, o verdadeiro escândalo

Escândalo é uma palavra sobre-usada na comunicação social. Primeiro, ocorrências diárias não podem ser consideradas escandalosas, uma vez que perderam o carácter de excepção que faz parte da definição de escândalo; segundo, já não há nada que possa escandalizar uma opinião pública que leva com o chicote todos os dias.

Isto, a propósito do “escândalo” de ontem, que foi a nomeação de meia dúzia de cabeças do PSD e PP para os suculentos cargos no Conselho Geral de Supervisão da EDP, por causa da recomposição do órgão para acomodar o novo sócio chinês.

Mas as nomeações não têm nada de trepidante. Os anteriores conselheiros tinham sido nomeados pelo PS, na altura no poder. Catroga, agora conselheiro-mor, até já era conselheiro. Que hoje, em ciclo de uma nova maioria, sejam escolhidos os preferidos dos dois partidos no poder, não é nada de inusitado. Até se compreende. Catroga, por exemplo, está a ser pago pelo trabalho que teve a fazer o programa eleitoral do PSD.

 

Verdadeiramente escandaloso é a existência do Conselho Geral de Supervisão.

Trata-se de um órgão da chamada “gestão bícefala”, uma invenção dos tempos de Guterres que tem como único objectivo criar tachos para os boys. O CSG tem funções semelhantes aos antigos conselhos fiscais das sociedades anónimas, mais a função magna de decidir os salários e bónus do Conselho de Administração executivo – as sete pessoas que realmente dirigem a EDP, Mexia à cabeça.

A diferença é o tamanho – são vinte e três lugares, para um órgão que, verdadeiramente, nada tem a decidir, ou toma decisões uma vez por ano – e os custos: o CGS implica instalações luxuosas no centro de Lisboa, carros com motorista, secretarias e (calculamos) cartões de crédito para despesas, viagens e demais floreados devidos a quem está por cima na pirâmide social.

Até agora, o CGS era dirigido por António de Almeira, socialista, amigo de Almeida Santos e inimigo de Mexia. A sua função, paga a peso de ouro, consistia basicamente em chatear o CEO do EDP, validando ou não (a título consultivo) as decisões de gestão.

Existindo o Conselho Geral de Supervisão, um órgão inventado para 23 criar tachos, não pode surpreender que os tachos sejam preenchidos.

Se pode haver outro escândalo que surpreenda, é como a população aceita pacificamente que a roubem (o CSG é pago, em última análise, pelos consumidores) e ainda por cima o façam abertamente, na cara de toda a gente.

Pois é este o charme da liberdade de opinião: pode-se reclamar à vontade, que ninguém vai preso. Mas não serve para nada.

publicado por Perplexo às 16:35
link do post | comentar | favorito
75 comentários:
De msgmix a 9 de Janeiro de 2012
Este País com estes Políticos a governar só para o interesse deles, é uma vergonha e deram-me eles um corte no subsídio de Natal, e vão-me tirar em 2012 o Subsídio de Natal e de Fériasm para alimentar mais uma política corrupta e de Boys. Isto que se está a passar na EDP é a maior vergonha de todos os tempos. Estão a deixar quem trabalha na miséria para alimentar esta gente toda que ganha mais num mês que eu ganho em dois anos ou três..!
De Antónimo a 9 de Janeiro de 2012
Como diria Eça de Queirós :

- Uma choldra !
De 1ZE a 9 de Janeiro de 2012
Apesar de concordar que a existência do CGS da EDP é um escândalo e não deveria existir, na minha opinião o verdadeiro escândalo é o facto de continuarem a fazer comentários a criticar o que de mal foi antes feito por outros e não criticarem os do poder presente por não acabarem com essa aberração.
Aliás estas tomadas de posição fazem lembrar a desculpa dada pelo ministro Vespa, a propósito de ter trocado a Vespa por um carro de 86.000€ : foi o governo anterior que o comprou, eu só fui buscá-lo ao stand! Então porque razão não cancelou o contrato de aquisição? Se até o fizeram em relação a cerca de metade dos carros encomendados....
De TONY COSTA a 9 de Janeiro de 2012
AMIGO SE FOI PELO GOVERNO ANTERIOR NÃO QUERIAM O CARRO PORQUE HAVIA CERTA COISAS DO ANTERIOR GOVERNO E ELE LAMINARAM POR ISSO NÃO VENHA COM TRETAS PORTUGAL ESTA CHEIO DISSO.
De parracho2 a 9 de Janeiro de 2012
Vão continuando a votar, nesta escumalha que nos tem desgovernado estes ultimos 30 anos.
De ze do bone a 9 de Janeiro de 2012
Ah, sempre estamos a ser governados por políticos, momentaneamente tinha-me esquecido disso!
De Tó Zé a 9 de Janeiro de 2012
Concordo plenamente com o texto apresentado, e é realmente vergonhoso aquilo que se passa, que é, não criar tachos, mas mantê-los, virando também a opinião pública contra o PS, porque eles é que criaram os tachos.
Sobre o fim do texto concordo ainda mais, e digo que é mais difícil fazer mudanças numa democracia do que numa ditadura, uma vez que numa ditadura temos inimigos declarados e numa democracia temos três partidos, PS, PSD e CDS-PP, que ora entra um, ora sai o outro, mas as políticas corruptas são sempre as mesmas. Não me referi ao PCP e BE porque não me recordo de os ver no poder.
Espero que a nossa sociedade evolua para melhor, senão, adulterando o comentário do primeiro ministro, quem for honesto, vá-se embora, Portugal já é um caso perdido, por muito que não goste da situação.
De AMILCAR MALACA a 9 de Janeiro de 2012
O meu povo gosta e disto, pagamos para serem eleitos, pagamos para fazerem as leis a favor deles, pagamos quando saem de deputados, pagamos a sua incompetência , pagamos as mordomias.
" - VOTEM EM NOS PORQUE TIRAMO-LOS DA MISÉRIA E POMO-LOS A PEDIR "
De MIG a 10 de Janeiro de 2012
Caro Malaca

Subscrevo quase tudo aquilo que escreveu, à excepção de considerar os políticos incompetentes. Aliás, infelizmente o Povo vai aceitando essa máxima como um axioma, mas na realidade, de incompetentes é o que eles têm menos. Eles são na realidade competentíssimos, na defesa de determinados interesses que não são os dos demais cidadãos. Mas como se diz o Povo é sábio e de 4 em 4 anos lá vai alternando as famílias do costume no poder.
De antónio menezes a 9 de Janeiro de 2012
Parabéns, o post " está bem estruturado, é lúcido e tem grande fulgor na actualidade. O que me espanta, depois da venda dos 21% de participação do Estado aos chineses é a nomeação destes boys " todos, de cor partidária (PSD e PP), quando a empresa depende, na actualidade, exclusivamente dos seus accionistas, que tanto quanto sabemos, passaram a ser todos do sector privado. Estarei certo, ou há aqui algo que nos escapa?
De oliveira a 10 de Janeiro de 2012
Hà! São as 'contrapartidas'.
De Joaquim Gil a 9 de Janeiro de 2012
Tenhamos fé e esperança. os chineses já cá estão, são maioritários na EDP, seguem-se os Bancos, posteriormente os transportes e logo a seguir o governo e, quando eles tomarem conta disto tudo, ficaremos todos vingados, ao assistir à razia que os chineses vão fazer desta classe política, oportunista e nojenta, quanto à classe trabalhadora, já não vai sentir a diferença, pois nessa altura, as condições de trabalho são piores que na China!!
De lima a 9 de Janeiro de 2012
é mesmo uma grande vergonha
não muda nada estes fulanos impõem as medidas não tem concorrência
e obrigam as pessoas que precisam da electricidade a pagar o que eles querem
quando venderam aos chineses ja devem ter dito que vendiam mas tinha de ser com essa condição.
vão todos embora de Portugal políticos corruptos.
GANHEM VERGONHA DEVEM SER DA MAÇONARIA!!!!
De Anónimo a 10 de Janeiro de 2012
Pode ser que se forem corruptos como lhes é habitual, desta vez o CEO chinês os mande encostar à parede e mande a conta da bala à viúva do corrupto!!!!!!
De Anónimo a 10 de Janeiro de 2012
Parece impossivel como ainda há tanta gente Burra. Sabem comentar, sabem dizer mal destes Abutres mas, depois na hora da verdade nao votam, votam nos mesmos de sempre, votam em branco, votam nulo,etc. É tempo de dizer Basta, vamos mudar Portugal, vamos dar um exemplo ao Mundo. Votemos CDU deixemo-nos de tretas, de falssas demagogias, porque nao experimentar. se a CDU nao servir vai para a rua há sempre opçoes, é preciso é nao ter medo da mudança séria.
De Abílio Augusto Oliveira Ramos a 10 de Janeiro de 2012
Troyka Tintas

Um verdadeiro regabofe. E não venham com a história que, no tempo dos xuxialistas, era igual. Afinal, estes não prometeram acabar com "estes tachos". São todos iguais.
Que vergonha de políticos!...

Comentar post

mais sobre mim


ver perfil

seguir perfil

. 23 seguidores

Veja também:

"Pesquisa Sentimental"

 

 

pesquisar

posts recentes

Concurso de blogues

Voltarei

Silêncio...

Horta e Alorna

A Selecção, minuto a minu...

Cosmopolis

Millôr Fernandes

A maçã chinesa

Transigir ou não transigi...

EDP, o verdadeiro escânda...

arquivos

Janeiro 2013

Julho 2012

Junho 2012

Março 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Janeiro 2008

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Maio 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

subscrever feeds